top of page

A urgente necessidade do entendimento de Marketing Digital atuando no setor Hoteleiro


Pertencente a Geração Y, acompanhei grandes avanços tecnológicos do século, como o surgimento da telefonia móvel, a expansão da internet entre tantos outros.

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, e pós-Graduando em Gestão de marketing e comunicação integrada, me defino hoje como um Intraempreendedor.

Atualmente sou responsável pela Gestão de um Hotel de médio porte no Interior Paulista. Um empreendimento com nove anos de funcionamento e que recentemente passou por uma ampliação significativa, tendo praticamente dobrado sua capacidade. Desde que fui promovido a Gerência da empresa, venho estruturando ações de marketing com foco no aumento da taxa de ocupação. Num primeiro momento analisando a nossa realidade identificamos que uma necessidade urgente era de fato promover a nossa presença on-line (naquela época tínhamos apenas um site desatualizado que servia somente para expor o telefone e o endereço, nada além disso). Realizamos um trabalho inicial de reformulação do site e inserimos a empresa em outros canais de venda, conquistando então uma maior visibilidade.

Dentro desse contexto uma das estratégias realizadas foi a parceria com as OTA’s (agências de viagem online). As OTA’s que em dado momento foram uma solução, ao mesmo tempo se revelam uma pedra no sapato para a Gestão hoteleira por conta das grandes comissões cobradas, o que acaba por mitigar a margem de lucro da organização, transformando o setor em uma comoditty.

É nesse cenário que surgiu um novo desafio e a dúvida, como combater isso?

Foi esse questionamento que me despertou o interesse em aperfeiçoar-me na área do Marketing Digital, penso que hoje em dia não existe mais a distinção entre o On-line e o Off-line. Mesmo que não queira, estamos on-line, as pessoas estão a todo instante falando da nossa Marca, seja pesquisando, avaliando e principalmente nos fornecendo dados valiosíssimos para o aprimoramento dos serviços e/ou produtos oferecidos. Bom ou mal é um caminho sem volta, e já que não podemos mudar isso, necessitamos urgentemente aprender a lidar com essa realidade. Para ter ainda mais certeza da importância de estruturar essa presença digital no setor hoteleiro em particular, basta analisarmos os dados de um estudo realizado recentemente pela Phocuswright que aponta: 79% dos brasileiros que planejam viajar pesquisam por hospedagem na Web, 71% compram serviços para viagens na internet e 31% compartilham suas experiências nesse canal.

Após pesquisar sobre cursos nesse segmento, encontrei a UDACITY e o programa NANODEGREE de MARKETING DIGITAL, um programa de aprendizagem focado em performance, com um fator que foi determinante no meu caso, a possibilidade de conciliar o estudo com a minha rotina bastante corrida, e tudo isso alinhado com conteúdos de altíssima qualidade desenvolvidos em parceria com as gigantes do segmento, como Google, Facebook, Moz, Hub Spot, entre outros. Hoje a cada projeto tenho a convicção que foi realmente a melhor escolha.

Udacity

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page